Últimas Notícias

Patrícia Schulz/ Assessoria de Comunicação | Postado em: 07/05 - 13:56
Pais do Rui Barbosa participam de formação anual da Escola da Inteligência
O ginásio de esportes do Colégio Luterano Rui Barbosa ficou lotado com a presença de mais de 500 pais de alunos que participaram, no dia 25 de abril, do 1º Encontro da Família.

O ginásio de esportes do Colégio Luterano Rui Barbosa ficou lotado com a presença de mais de 500 pais de alunos que participaram, no dia 25 de abril, do 1º Encontro da Família. A palestra faz parte do curso que os pais do educandário estão fazendo, ofertado pelo Rui Barbosa, por meio do Programa Escola da Inteligência, do Instituto Augusto Cury. O curso é anual e serão realizados quatro encontros presenciais. Neste ano, o tema abordado é “Vida em Família: aprendendo com as emoções”. 

A Escola da Inteligência é ofertada aos alunos do Maternal II ao Terceiro Ano do Ensino Médio. O curso é gratuito aos pais e oferece ferramentas que contribuem para uma boa convivência familiar, auxiliando no preparo do crescimento emocional e social dos filhos e a enfrentar adversidades da vida moderna. Neste primeiro encontro, cada família recebeu um livro que contempla o conteúdo que será trabalhado no decorrer do ano.

A palestra inicial foi proferida pela Gerente Pedagógica da Escola da Inteligência, Fabiola Falh. Ela falou sobre a árdua missão da educação, enaltecendo a importância da participação constante dos membros da família. “Educar nossos filhos é uma missão que precisa ser exercida com muito diálogo. Os pais devem criar pontes, para ter uma conexão sadia e eficaz com seus filhos. A Escola da Inteligência é mais uma ferramenta que busca ajudar alunos e pais a aprender a desenvolver as habilidades socioemocionais que são muito necessárias neste mundo em que estamos vivendo ”, declara. 

A coordenadora da Escola da Inteligência no Rui Barbosa, professora Claudete Sbardelotto Teixeira, destaca como a EI tem contribuído no gerenciamento das emoções dos estudantes do Rui Barbosa. “De acordo com cada faixa etária, eles vão assimilando os conteúdos vistos nas aulas e buscando aplicá-los no seu dia-a-dia. São significativas as mudanças de atitudes que já ocorreram, melhorando, consequentemente, o relacionamento entre todos”, destaca. 
  
Claudete ressalta a entrega significativa dos livros para os pais.  “Uma das ferramentas que a E.I nos ensina é a importância do vínculo entre pais e filhos. Pensando nisso, cada livro que foi entregue aos pais continha uma dedicatória feita pelo próprio filho, em que eles puderam expressar seus sentimentos, como a gratidão e a alegria por fazer parte de uma família”, explica. 

A mãe Alexandra Schneider ficou emocionada ao receber o livro. “Me emocionei ao ler as dedicatórias dos meus filhos. Educar não é uma tarefa fácil, mas através das palavras deles na dedicatória no livro, vejo que eles entendem que em tudo o que faço tem muito amor por eles, mesmo quando recebem um não ou uma bronca e até mesmo um castigo”, revela.

A mãe Inara Luckmann também ficou muito emocionada e feliz com o encontro. “Valeu a pena participar. Foi um momento em que pudemos recordar momentos da nossa infância e também lembrar de como a família é fundamental para as crianças. Com a palestra ficou claro que atitudes simples de interação com os nossos filhos irão marcar muito mais do que os jogos da internet e vídeo game. Estou ansiosa para fazer as tarefas em família”, informa. 

O Programa
A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil

Outras Notícias

Colégio Rui Barbosa © Copyright 2018 Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Acesso Restrito