Pelo terceiro ano consecutivo, estudantes do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, tiveram um excelente desempenho durante o Desafio Nacional Acadêmico (DNA 2017). Foram quatro equipes participando e um total de 40 alunos envolvidos. O DNA é o maior Desafio de Conhecimento realizado pela Internet. Fundamentado na filosofia pedagógica WebQuest, o programa é uma fantástica oportunidade para os participantes ampliarem seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a criatividade, a noção de liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o espírito empreendedor.
A primeira etapa foi disputada no dia 20 de maio, quando os estudantes foram desafiados a responder 110 desafios que foram divididos em 11 áreas de conhecimento. O tempo máximo para resolução destes problemas eram 36 horas. Os alunos do Rui Barbosa precisaram de cerca de 13 horas para resolver estas questões. Dos quatro grupos inscritos, três passaram para a fase final, que foi disputada neste sábado, dia 27 de maio.
Nesta terça-feira, 30 de maio, saiu o resultado final da competição. Os alunos do Rui Barbosa foram os estudantes que conseguiram a melhor classificação no ranking final, do município de Marechal Cândido Rondon. A equipe Pandas Selvagens conquistou o 50º lugar, na classificação geral, envolvendo as equipes do Paraná, enquanto que o grupo Challengers ficou em 71 e a DNA Undefined, ficou em 82.
A professora responsável, Elis Witeck Fischer, explica que estes resultados são de extrema importância. “Ter alunos com tão boa classificação em um desafio que é Nacional e envolve milhares de equipes é algo para comemorarmos. Os nossos alunos tiveram o melhor desempenho entre os estudantes da nossa região e é por isso, que eles estão de parabéns”, comemora.
Elis ressalta que o DNA é uma ótima ferramenta para despertar a curiosidade e o interesse em diversas áreas das ciências. “Este projeto, além de estimular o raciocínio lógico, ajuda aos estudantes sobre vencer obstáculos. O desafio DNA promove a perseverança e a determinação em atingir objetivos”, destaca.
O estudante João Paulo Benka, do Terceirão, já participou três anos seguidos do DNA. Ele diz que a experiência é única e muito interessante. “Participar deste desafio, além de ser divertido e provocador, é um ótimo desafio. São diversas horas em frente ao computador, pesquisando e conversando, para desvendar a resposta da forma mais rápida possível”, destaca.
João diz que o DNA é um aprendizado único. “Algumas questões são muito fáceis, porém, outras nos fazem pesquisar e encontrar autores, cientistas, artistas dos quais nunca ouvimos falar, e quando lemos suas histórias ou suas pesquisas é engrandecedor. Eu participei nos últimos três anos e pretendo continuar participando, pois sempre vale a pena”, comenta.
Entenda o DNA
O DNA é um desafio de conhecimento, que é realizado por meio de um jogo virtual que leva as equipes a se confrontarem com diversos enigmas e desafios. O Desafio virtual possui 4 tarefas extras surpresas, 110 desafios mais um enigma final. Os 110 desafios são divididos em 11 áreas de conhecimento, sendo eles: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, Direito e um tema surpresa. A equipe que concluir o maior número de tarefas extras, solucionar o máximo de desafios e desvendar o enigma final dentro do prazo estabelecido será a campeã.