O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em Marechal Cândido Rondon nesta segunda-feira (05), com uma série de atividades. Entre elas, a 1ª Caminhada da Sustentabilidade e o lançamento do Projeto Cisternas Marechal e do III Prêmio Escola Sustentável. A abertura do evento ocorreu no acesso ao Paço Municipal, em frente à Praça Willy Barth. O Colégio Luterano Rui Barbosa participou da programação e foi representado pela coordenadora, Mônica Abboud Gerke e pelo integrante do Grêmio Estudantil, João Paulo Benka.
Na oportunidade, houve ainda as apresentações musicais e teatrais por parte dos alunos das Escolas Municipais Criança Feliz, Antonio Rockembach e Jean Piaget.
A caminhada foi feita por alunos das escolas municipais, estaduais e particulares rondonenses, que iniciaram o trajeto a partir da Praça Willy Barth, passando pela Rua Espírito Santo, Avenidas Maripá e Rio Grande do Sul, e a Rua Men de Sá, retornando para a prefeitura. Nesse ato, os alunos levaram faixas com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.
3º Prêmio Escola Sustentável
O 3º Prêmio Escola Sustentável tem como objetivo promover a sensibilização da população para a compreensão de que a humanidade pode e deve fazer escolhas por trajetórias tecnológicas, sociais, econômicas que maximizem os ganhos para as pessoas e para o planeta. Além disso, a iniciativa visa a prosperidade e a paz, de forma colaborativa, por meio de ações locais nas comunidades onde estão inseridas.
O concurso abrangerá todos os CMEI's e escolas públicas e particulares do município, envolvendo toda a comunidade escolar. Cada instituição de ensino participante será considerada uma equipe, cada qual com uma coordenação geral previamente determinada.
O evento foi organizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, juntamente com as Secretarias de Educação e Agricultura e Política Ambiental e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), além do convênio Linha Ecológica da Itaipu.