Os alunos dos 4º anos do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, participaram no dia 05 de abril, de uma visita de estudos. A atividade faz parte do projeto Conhecendo o Município, desenvolvido pela professora Sara Aguiar, que tem como objetivo oportunizar aos alunos descobrirem a história do município de Marechal Cândido Rondon, bem como os distritos.
O primeiro local visitado foi o distrito de Margarida, onde os alunos foram recebidos pelo secretário municipal de Governo, Walmor Mergener e pelo vereador Vanderlei Sauer. Eles falaram sobre o funcionamento dos distritos e como funciona a administração pública, além da história do distrito de Margarida.
A próxima parada foi a capela São Roque, no distrito de São Roque. A igreja possui uma arquitetura diferenciada, situada no ponto mais alto de Marechal Cândido Rondon, no distrito de São Roque, a Igreja católica chama atenção pela beleza de suas linhas arquitetônicas. Em seguida, a turma seguiu para a Cachoeira da Onça, onde os alunos tiveram um contato maior com o meio ambiente. Lá eles puderam observar e perceber áreas mais elevadas, mais baixas, planas ou muito irregulares. Diferenças essas que compõem a forma do relevo da superfície terrestre.
No período da tarde, os estudantes conheceram o distrito turístico de Porto Mendes. Eles visitaram o Parque de Lazer Anita Wanderer e também o Museu Histórico Padre José Gaertner, onde puderam aprender um pouco mais sobre a história da colonização do município rondonense, bem como o antes e depois da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Conforme a professora Sara a viagem complementa o conteúdo que os alunos estudaram em sala de aula. “Com esta atividade nossos estudantes aprenderam a importância de conhecer o município, além das diferentes culturas, do relevo, a população, a economia, enfim o que existe no município de Marechal Cândido Rondon”, destaca.
A coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Juciane Bazzo Henn, avalia positivamente as viagens de estudos. “Sempre que levamos os alunos a vivenciarem na prática a teoria, o aprendizado se torna significativo e é possível ampliar a compreensão dos conteúdos, além de proporcionar um momento agradável de integração e confraternização entre alunos e professores", finaliza.