Os alunos do 5º Ano do Colégio Luterano Rui Barbosa estão participando das aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que é desenvolvido pela Patrulha Escolar, em parceria com a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Educação. As aulas tiveram início no mês de março e seguem até o mês de junho.
As aulas do Proerd para os alunos do Rui Barbosa acontecem no próprio educandário e estão sendo ministradas pela soldado Erica Rodrigues. O Proerd é desenvolvido m escolas municiais e particulares, por intermédio de uma metodologia especialmente voltada para crianças, os policiais passam a mensagem de valorização à vida, salientando a importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso, as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião em que prestam o compromisso de manterem-se longe das drogas e da violência.
Conforme a professora Marinêz Biesdorf Winter, as aulas do Proerd estão sendo bem significativas. “Por meio de diálogos, dramatizações e dinâmicas os alunos esclarecem suas dúvidas e são orientados a resistir às drogas e ficar longe da violência, isso contribui muito, porque eles aprendem que cada pessoa é responsável por seus atos e precisa assumir as consequências daquilo que faz”, argumenta.
O aluno Bruno Andrioli diz que as aulas estão sendo muito bacanas. “As aulas do Proerd são muito legais. O livro que ganhamos tem muitas imagens e a professora Erica faz bastante brincadeiras, é bem divertido. Ela está nos ensinando a ficar longe das drogas”, explica.
A coordenadora da Educação Infantil e Fundamental I, Juciane Bazzo Henn, destaca que o Proerd será sempre valorizado no Rui Barbosa. “Este programa é uma ferramenta de apoio importante que as escolas e as famílias têm para ajudar a orientar nossas crianças a se afastarem das drogas e da violência”, finaliza.