Aproximadamente 100 estudantes do Colégio Luterano Rui Barbosa, participaram nesta terça-feira, dia 05 de junho, da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). Realizada por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a Obmep é desenvolvida pelo Impa e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Neste ano, 54.496 escolas públicas e particulares participaram da programação. Cada estabelecimento de ensino aplicou e corrigiu as provas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Impa. Os alunos tiveram o tempo de 2h30 para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: N1 (sexto ou sétimo ano do ensino fundamental); N2 (oitavo ou nono ano do ensino fundamental); e N3 (qualquer ano do ensino médio).
Depois desta 1ª Fase, cada escola irá classificar os melhores desempenhos e então, os alunos classificados farão a segunda fase, discursiva, em 15 de setembro. Os estudantes classificados no Rui Barbosa são: Aurélio Sampaio e Fernando D. Ruver, do 7º Ano; Luis Henrique Dinnebier e Murilo Pinheiro Cortez, do 9º Ano; Bruno Becker, Louise Frühauf e Alissa Saatkamp, do 1º Ano do Ensino Médio; João Antônio Schuh e Samuel Vieira, do 2º Ano do Ensino Médio.
A Obmep manterá a quantidade de premiações a alunos de escolas públicas registrada nas edições anteriores (500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas). Também serão premiados estudantes de escolas particulares (75 ouros, 225 pratas, 675 bronzes e até 5.700 menções honrosas). A divulgação dos vencedores está marcada para 21 de novembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.
Conforme a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio, Patrícia Quinot Gundt, este é o segundo ano que o Rui Barbosa participa desta competição. “Essa competição tem como objetivo o estímulo e a revelação de alunos com grande potencial para a matemática. Para a escola é muito importante saber o resultado do aluno em outras formas de provas e avaliações. Essa atividade valoriza e estimula os alunos que têm facilidade nas exatas”, expõe.
Obmep
A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo Impa, a Obmep tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.