Com o objetivo de observar o desenvolvimento dos professores e alunos que participam das aulas da Escola da Inteligência, os professores aplicadores e os alunos, a partir do 3º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio participaram da Avaliação dos Indicadores Multifocais. Os questionários foram realizados entre os dias 15 de maio a 15 de junho, por meio de uma plataforma virtual da Escola da Inteligência.
Os alunos responderam dez questões baseadas em situações problemas cotidianos e nas habilidades socioemocionais desenvolvidas com as aulas da Escola da Inteligência. Já os professores responderam cinco perguntas de auto percepção das habilidades socioemocionais aprimoradas com o Programa.
Os indicadores são uma medida de avaliação, em que é verificado a assimilação dos conteúdos e a auto avaliação de cada estudante, de acordo com cada faixa. O mês de Indicadores Multifocais observará o desenvolvimento de professores e alunos em relação ao Programa, no âmbito dos conceitos e conteúdos trabalhados nos materiais didáticos da Escola da Inteligência e que são aplicados semanalmente e, no âmbito da autopercepção, no que se refere as habilidades socioemocionais.
Conforme o professor que ministra aulas da Escola da Inteligência, Luis Ebuchi, a participação no questionário online foi de grande importância para desenvolvimento das aulas da EI. “Esta atividade está proporcionando uma avaliação dos aspectos socioemocionais dos nossos alunos, bem como os principais pontos indicadores a serem tratados com maior ênfase no processo de amadurecimento multifocal e emocional dos jovens”, destaca.
A coordenadora da Escola da Inteligência no Rui Barbosa, Claudete Sbardelotto Teixeira, enaltece a importância desta avaliação, tanto para os alunos quanto para os professores aplicadores. “As questões levaram os alunos a refletirem sobre os temas abordados nas aulas, fomentando as características saudáveis e não saudáveis e o quanto eles assimilaram. Já os professores tiveram a oportunidade de avaliar o que já foi trabalhado até o momento, pontuando questões que precisam ser aprofundadas”, informa.
O Programa
A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal (TIM), elaborada pelo Dr. Augusto Cury, ela foi pensada especialmente para atender a três grandes objetivos essenciais ao desenvolvimento e ao bem-estar do ser humano: a inteligência (cognitiva, emocional e social), a promoção da saúde e o aprimoramento de competências voltadas às relações sociais. E esses objetivos só existem em razão de três elementos que, juntos, formam um tripé importante para o nosso trabalho: a escola, o aluno e a família.