O Colégio Luterano Rui Barbosa atravessa desde o primeiro semestre deste ano uma nova fase após a parceria na qual o Isepe Rondon assumiu o Ensino Superior privado no município, para, consequentemente, o colégio priorizar a educação básica nos ensinos fundamental e médio. Essa decisão vem gerando resultados positivos no sentido de aprimoramento da equipe profissional do Colégio Rui Barbosa em benefício dos estudantes, que experimentam uma fase onde o conhecimento está sendo ampliado. A instituição educacional está investindo nas áreas social e educacional, além de estrutural.
Conforme o diretor do Colégio Rui Barbosa, pastor Carlos Kracke, estas ações estão trazendo resultados importantes à instituição. “Aumentamos a atenção à educação básica, aliás esta precisa ser preocupação em todos os educandários do país, pois uma educação básica de qualidade é garantia de conquistas e realizações dos nossos alunos. Essa fusão no ensino superior proporcionou que mantenedora, direção e coordenações foquem 100% da sua atenção aos alunos do nível infantil, fundamental e médio, com isso oferecemos um atendimento individualizado”.
SEMEAR
Kracke expõe que as instituições devem entender os alunos de maneira integral, por isso há parceria com a Escola da Inteligência, orquestrada pelo Dr.Augusto Cury, pois a mesma oferece aos profissionais uma capacitação maior e material didático que nos ajuda no desenvolvimento da inteligência sócio-emocional. “O Colégio Rui Barbosa completa 63 anos e a prioridade continua sendo oportunizar educação básica de qualidade e nesse contexto atual de avanço da tecnologia, é fundamental que as crianças e adolescentes que conhecem muito do mundo, aprendam também a conhecer e gerenciar seu mundo interior. Uma criança ou adolescente conhecedor de si mesmo terá no futuro melhores condições de fazer escolhas sadias e gerenciar suas emoções ”, coloca.
“Estamos conseguindo semear muito mais, pois quando reunimos pais nos encontros de famílias, temos a oportunidade de juntos construir um ambiente propício para que o aprendizado aconteça. Na escola moderna, não podemos trabalhar com duas forças, de um lado a família e do outro a escola, nosso desafio é unir as forças para que juntos possamos gerenciar o desenvolvimento intelectual, físico, emocional e social.”, enaltece.
ENSINO
O Colégio Rui Barbosa contempla ensino através da educação infantil, desde o berçário, maternal e ensino nível I e II, assim como ensino fundamental I, ambos com material didático J. Piaget. “Os nossos alunos são a grande preocupação. Assim sendo, até o 5º ano do ensino fundamental nós estamos muito satisfeitos com o sistema de ensino J. Piaget, pois trabalhamos na perspectiva de fazer de nossos alunos seres pensantes. Não queremos apenas que transmitam informações, mas que produzam conhecimento”, menciona.
A partir do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio está sendo utilizado o material didático do Sistema Eleva Educação. “Este sistema traz uma nova maneira de interpretarmos o nosso papel na educação. Entendemos que se a sociedade mudou, as pessoas mudaram, a escola também precisa mudar. Com isso a tecnologia e a inovação precisam ser pensadas e utilizadas, fazendo que as antigas salas de aula percam suas paredes, pois o conhecimento acontecerá de maneira diversa, fazendo do professor, o gerenciador, o responsável pela produção de novos conhecimentos por parte dos alunos”, enaltece,
AÇÕES
Inúmeras ações foram realizadas no primeiro semestre, como, por exemplo, investimentos na parte estrutural com nova área de atendimento e recepção. Ampliação do horário de atendimento ao público, para melhor servir pais e responsáveis. Além da implantação do piso flutuante sala de balé e reforma e pintura da quadra do ginásio de esportes.
“Os investimentos não param, neste segundo semestre teremos grandes novidades para a educação infantil. No esporte há investimento considerável através do desenvolvimento de modalidades como judô, vôlei, basquete, futsal e handebol, entre outros. Além do treinamento de Tênis de Mesa que acontecerá neste semestre.Temos aulas de música no contraturno, robótica com inovação e tecnologia, empreendedorismo, e a banda marcial, que é um projeto consolidado e com inúmeras apresentações na região”, ressalta.
CONCURSOS
Kracke destaca que no ensino fundamental II e médio houve maior investimento em algumas áreas do conhecimento. Aumentamos a quantidade de aulas semanais, o que nos proporcionou maior investimento em aulas de matemática e língua portuguesa, entre outras. Além disso, preparamos uma sala especial na qual os estudantes realizam seus estudos individualizados no contraturno. “Temos uma infraestrutura muito boa, e queremos que ela esteja a serviço do processo de aprendizagem o maior tempo possível,” destaca
Segundo ele, a direção e coordenação estão satisfeitos com o desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio. “Destacamos a maturidade da turma, que se mostra preocupada em aprender e aproveitar as oportunidades oferecidas pela instituição. Com professores qualificados, experientes e que se colocam a serviço do crescimento dos estudantes, conseguimos prever os bons resultados que nossos alunos obterão nos diferentes vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Temos esta certeza pelo envolvimento dos alunos, e dos grandes resultados obtidos pelos nossos ex-alunos.
Kracke afirma que para bons resultados é preciso ter a confiança dos pais e responsáveis e o empenho de todo o quadro de colaboradores. "Só temos a agradecer a eles, pois, juntos, aprendemos sempre, para ensinar cada vez melhor. Desta maneira, construímos um ambiente de amizade, profissionalismo e crescimento", conclui.