“A viagem foi muito divertida e educativa. Aprendi a falar muitas palavras em espanhol, provei comidas diferentes, conheci novos estilos musicais e fiquei muito surpreso com a boa vontade e o acolhimento das famílias argentinas”, essa é a definição do aluno, Vinícius Griep, que juntamente com os colegas do 8º Ano, do Colégio Luterano Rui Barbosa, participaram de um intercâmbio de estudos na cidade de Oberá – Argentina, nos dias 01 a 03 de agosto.
O intercâmbio é uma atividade realizada em parceria com o Instituto Concórdia, de Oberá – Argentina, há 12 anos. O objetivo é conhecer outras culturas, a história de outras pessoas e outros lugares, estimular a socialização e consolidação de amizades, além de oportunizar o conhecimento de outras formas educacionais. Os argentinos estiveram aqui no Brasil nos dias 27 a 29 de junho.
Conforme o professor responsável pela atividade, Jhonatan Röpke, o intercâmbio possibilita uma série de aprendizado para os participantes. “Conseguir comunicar-se com pessoas de outros países, conhecer as iguarias argentinas, visitar locais muito procurados por todos os turistas do mundo, aprender sobre a documentação necessária para sair do país, entender e respeitar a legislação Argentina, são alguns pontos, dentre muitos, que provam o caráter educacional de nossas viagens”, opina.
Jhonatam ressalta a solidez desta atividade. “São 12 anos realizando este intercâmbio e a cada ano a parceria entre os colégios fica mais sólida. Esta é uma atividade que preparamos com muito carinho para que nossos alunos tenham o privilégio de ter um conhecimento além das paredes da sala de aula, para que sejam felizes em suas carreiras. Nosso intercâmbio é uma oportunidade inesquecível”, expõe.
Segundo a estudante, Julia Diesel, a viagem foi muito interessante e divertida. “Aprendemos muitas coisas diferentes. Fomos muito bem recebidos pelas famílias argentinas e também pelos professores e coordenação. Foi uma viagem que vai ficar marcada na nossa vida”, expõe. A colega Joana Petry concorda com Julia. “A viagem foi muito boa, foi uma ótima forma de aprendermos coisas novas e costumes diferentes daqueles que estamos habituados aqui no Brasil”, comenta.
Conforme a aluna Rayssa Kikuti, a viagem foi uma experiência muito construtiva e divertida. “Tive a oportunidade de vivenciar, por dois dias, um ambiente com outros costumes, cultura (como a festa do imigrante), rotinas, hábitos, com uma escola diferente e também compartilhar o convívio com os membros da família que me hospedou, embora o país seja nosso vizinho, eles possuem algumas características bem diferentes das nossas”, argumenta.
A aluna, Gabriela Pagliarini, destaca ainda os passeios que eles participaram. “Nós conhecemos as Cataratas (lado argentino), a Mineradora Wanda e também as Ruínas de San Ignácio. Esses passeios foram super divertidos e também foram muito educativos, pois ampliaram os nossos conhecimentos”, ressalta.
A mãe, Queila Borges, comenta que esta atividade foi muito especial. “Obrigada a todos que contribuíram para que essa viagem fosse possível. São momentos como esse que proporcionam aos nossos filhos o crescimento intelectual e pessoal. Conhecer outras realidades vivenciar situações que exigem resiliência. Muito grata aos professores por assumirem essa missão de ser responsável por nossos filhos e a todos que contribuíram para que o projeto se concretizasse”, agradece.
A coordenadora pedagógica, Patrícia Quinot Gundt, reforça a importância pedagógica desta atividade. “As viagens de estudo são uma excelente oportunidade de aprendizagem. Nosso colégio oferece viagens de estudos desde o 3º Ano do Ensino Fundamental ao 2º Ano do Ensino Médio. São oportunidades riquíssimas de aprendizado, tanto de conteúdos como também ensinamentos socioemocionais e para a vida”, finaliza.