Um grupo de colaboradores do Colégio Luterano Rui Barbosa, participaram do treinamento ‘Brigada de Incêndio’, promovido pela Acimacar em parceria com a T-Protege Treinamentos e apoio do Sicoob Marechal. O curso foi realizado no sábado, dia 23, nas dependências da associação comercial.
Independente do ramo de atividade, todas as empresas estão sujeitas a emergências, como incêndios. Em estabelecimentos que possuem 20 funcionários ou mais, é obrigatória a existência de uma equipe de Brigada de Incêndio. Este é o caso do Colégio Rui Barbosa que conta com uma equipe de mais de 100 colaboradores e está sempre preocupado em atender com segurança toda a equipe escolar.
A Brigada de Incêndio deve ser composta por colaboradores da própria empresa que são treinados e habilitados para atuar, por exemplo, em situações de emergência, de combate ao incêndio, evacuação e prevenção, até que chegue o serviço especializado. Eles são treinados para auxiliar na evacuação de prédios em casos de acidentes, realizam ações de prevenção, entre elas checagem dos extintores, saídas de emergência, treinamento padrão de evacuação para qualquer sinal de fogo não controlado, entre outros.
Rodrigo Otto, da equipe T-Protege, observa que saber como se comportar para proteger vidas, patrimônio, e reduzir os danos ao meio ambiente até a chegada do socorro especializado é fundamental. O treinamento de sábado foi ministrador pelo instrutor: Gilberto de Souza.
Conforme a responsável pelo Recursos Humanos do Rui Barbosa, Aline Bieger, o colégio conta com um grupo expressivo e diversificado de colaboradores que já participaram do treinamento da Brigada de Incêndio. “Temos um excelente grupo de brigadistas que trabalham na manutenção, cozinha, na parte administrativa e na docência, para que em uma situação de emergência estejamos bem assistidos”, opina.
O professor do Rui Barbosa, Mário Alberto Melo de Melo, comenta que o treinamento foi muito válido. “Aprendemos muito. O curso foi bem dinâmico, com linguagem simplificada e com várias práticas. Aprendemos como fazer uma evacuação eficiente, como utilizar os extintores, fazer uma massagem cardíaca e outras atividades”, finaliza.