Com o objetivo de promover autonomia e responsabilidade financeira para estudantes do Ensino Médio, o Colégio Luterano Rui Barbosa, realizou no dia 12 de março, o curso Matemática Financeira, ministrado pelo professor Jhonatan Röpke.
O curso trouxe informações sobre porcentagem e pegadinhas que caem em vestibulares, macetes para lembrar sobre a taxa de aumento e desconto percentual e uma explicação de juros simples e compostos. A atividade foi uma forma de ajudar os estudantes a organizar as informações que eles recebem no Ensino Médio, descomplicando o conteúdo e facilitando a assertividade nas provas.
O número de consumidores brasileiros com idade entre 18 e 95 anos que estão inadimplentes e com o nome registrado em serviços de proteção ao crédito chegou, a 59,25 milhões, o equivalente a 39,91% da população nessa faixa etária. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Conforme o professor Jhonatan, “Uma simples explicação para este número de cerca de 40% da população com o nome sujo no SPC é o desinteresse por este assunto, de colocar no papel e fazer um planejamento das suas contas. Queremos que nossos alunos saibam resolver as questões em vestibulares e concursos, mas também que eles saibam organizar sua vida pessoal”, comenta.
Jhonatan destaca ainda que Colégio Rui Barbosa prima pela educação integral do aluno. “Queremos que os nossos alunos sejam cidadãos economicamente responsáveis. Passamos por uma situação econômica difícil em nosso País, é uma ótima oportunidade para aprendermos a lidar de maneira mais segura com crédito, juros, taxas e financiamentos”, pondera.
O diretor do Rui Barbosa, Carlos Kracke, enaltece a importância de atividades como essa. “Nosso colégio tem esta preocupação de trazer cursos especiais, de maneira dinâmica e versátil, promovendo atividades que agreguem na construção do conhecimento, buscando sempre a excelência para nossos alunos”, finaliza.