O diretor do Colégio Luterano Rui Barbosa, pastor Cleudimar Robeson Wulff, juntamente com uma equipe de colaboradores, participaram da palestra: Neurociência aplicada à educação – o cérebro e a inteligência emocional, promovida pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), campus de Toledo, no dia 04 de março, no teatro Municipal de Toledo.
A palestrante, Larissa Renata de Oliveira possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Anatomia pela USP e é Doutora em Biologia comparada pela UEM. Ela falou sobre as inúmeras descobertas que a neurociência traz, enaltecendo a importância de estudar o cérebro humano. “Nossos alunos possuem um cérebro em formação e nós precisamos ajudá-los a adquirir sabedoria de vida. Sabemos hoje que o ensino precisa ser ativo, com uma sala coletiva e com muitos experimentos”, declara.
Larissa também falou sobre os conceitos de Plasticidade Neural, metodologias ativas, maturação cerebral e sobre o papel da música na atualização mental. “Nós precisamos entender que a formação do cérebro é feita na primeira infância, até os 8 anos de idade. Porém, podemos mudar as construções que não foram boas, mas, para isso, é preciso conviver com o novo. Nós precisamos dar, aos cérebros dos nossos alunos/filhos, o afeto e possibilitar a socialização. É isso que eles precisam”, declara.
Conforme a professora Vanessa Cristina Mittelstet, pós-graduada em Neuroaprendizagem, a palestra foi muito produtiva. e o assunto neurociência é de suma importância na área da educação. “Neurociência é o estudo sobre o sistema nervoso e suas finalidades, sendo o foco central o cérebro e sua formação acontece até os oito anos de idade, acentuando o que manda e desmanda em nossa vida. A palestra alerta que os cuidados com o corpo, horário de sono e alimentação adequada para o bom andamento do indivíduo com o meio em que vive”, opina.
O diretor do Rui Barbosa, pastor Cleudimar Robeson Wulff, avalia que a participação do Colégio foi muito positiva. “Estamos em constante evolução em todos os aspectos da vida. Em relação a educação não é diferente. Buscar informações relevantes sobre novas metodologias de ensino, como o ensino ativo, pode ser definido como algo extremamente importante em nossa vida contemporânea. Desconstruir um conceito de educação e edificar um novo modelo não é tarefa fácil, mas necessária. A Neurociência, por sua vez, tema da preleção da noite, tem- se mostrado como uma grande aliada, na busca pela excelência no ensino. Que venham outros momentos como este”, finaliza.