Os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental I foram surpreendidos pela professora da turma, Mirta Kruger, com um convite muito especial: participar de uma atividade individual de forma on-line.
A professora conta que essa atividade teve como objetivo estreitar os laços de afetividade com os alunos bem como observar o seu desenvolvimento na leitura com relação a alguns aspectos da consciência fonológica e silábica de forma lúdica. “A experiência é emocionante e muito gratificante, apesar de ter o contato diário com todos os alunos nas aulas on-line, conversar com cada aluno, de maneira exclusiva, está sendo algo maravilhoso”, comenta.
A professora acrescenta que as famílias vêm ajudando muito nesta dinâmica diferenciada na qual a escola está trabalhando, por conta da pandemia do Covid-19. “Toda série é muito importante, mas sabemos que o 1º Ano é um divisor de águas, pois é justamente nesta fase, que a alfabetização começa a ser consolidada. Por isso, é muito emocionante e gratificante fazer a sondagem de conhecimentos preservando a individualidade de cada aluno, de forma que ele se sentisse a vontade para compartilhar suas conquistas e avanços na alfabetização", destaca.
Conforme a mãe da Bianca, Daiane Bieger, a atividade individual encantou a família dela. “Meu filho também já foi aluno da professora Mirta, e por isso, já conhecia o trabalho dela, mas como este ano o desafio é maior ainda, estou muito feliz com o trabalho e dedicação de todos. Como pais, sempre achamos que nossos filhos estão indo muito bem, mas a avaliação e acompanhamento de uma professora, que é superpreparada para isso, deixa a gente mais confiante. Estas aulas individualizadas mostram um carinho e atenção sem igual”, comenta.
O diretor do Rui Barbosa, pastor Cleudimar Robeson Wulff, destaca que este projeto já era realizado nas aulas presenciais. “A professora Mirta já fazia individualmente essa atividade. Com a pandemia houve uma interrupção da atividade voltada ao atendimento individual. Porém, a partir de uma conversa com os pais foi proposto a ela que continuasse com o trabalho que ela desenvolvia em sala, de forma virtual. A questão era, será que vai dar certo? On-line? A resposta a dúvida veio logo após os primeiros atendimentos individualizados: um sucesso total. Experiência incrível, para a professora, alunos e família”, finaliza.