Mais de 600 pessoas participaram neste domingo, dia 27 de setembro, da Carreata EI Dia da Saúde Emocional na Escola, promovida pelo Colégio Luterano Rui Barbosa, com a parceria do Sicredi e Sempre Vida. A carreata foi o encerramento de diversas atividades promovidas, em parceria com a Escola da Inteligência, para reflexão sobre a importância do cuidado da vida.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Além disso, a pandemia do novo coronavírus trouxe também impactos para a saúde mental, causando desde reações como estresse agudo, por conta das adaptações à nova rotina, até agravos mais profundos no sofrimento psíquico, como aumento nos casos de ansiedade e depressão, levando também ao aumento dos casos de tentativas de suicídio por todo o mundo.
Ao final da carreata, com os devidos cuidados sanitários, as famílias escutaram uma Mensagem, proferida pela palestrante Helda Elaine. Com o título “Só mais um minuto”, a palestrante contou a história real de uma pessoa que estava prestes a atentar contra a própria vida, mas que ao escutar a mensagem, por meio do Rádio, acabou desistindo de cometer suicídio e deu mais uma oportunidade para a vida.
Conforme o diretor do Rui Barbosa, pastor Cleudimar Robeson Wulff, a carreata superou as expectativas. “Tivemos uma grande participação das nossas famílias e da comunidade em geral. Temos convicção de que alcançamos, com êxito, nosso grande objetivo: chamar a atenção das pessoas para o assunto em questão, a prevenção do suicídio por meio de cuidados com a saúde emocional”, avalia.
Cleudimar reforça que há três anos os alunos do Rui Barbosa contam com aulas da Escola da Inteligência, programa idealizado pelo Dr. Augusto Cury e dirigido pela psicóloga, Camila Cury. “Todas as semanas nossos alunos participam de aulas da EI, nas quais são trabalhados, de maneira prática e contextualizada, conhecimentos e técnicas que vão ao encontro das crianças no que diz respeito aos cuidados com a saúde emocional”, comenta.