Os estudantes do 8º Ano do Colégio Luterano Rui Barbosa produziram um trabalho prático utilizando conhecimentos das disciplinas de matemática e física, de maneira interdisciplinar. O desafio, lançado pelo professor Jhonatan Röpke consistia na construção de uma ponte com palitos de picolé e foi um sucesso entre os alunos.
A atividade foi realizada em três 3 etapas. Primeiro, cada aluno elaborou um projeto com desenho da estrutura e medidas, em seguida, fez a construção para realizar a montagem da ponte e para finalizar, em sala de aula, foram feitos testes finais para verificar se a ponte tinha boa sustentação.
Conforme o professor Jhonatan a atividade teve o objetivo de que os alunos pudessem refletir e entender a importância da gravidade, da distribuição de cargas e de estruturas entrelaçadas. “Foi um desafio e tanto, pois eles precisaram criar uma ponte para um vão de 20cm de comprimento, usando no máximo 30 palitos de picolé e cola quente”, explica.
Jhonatan ressalta que todos os alunos participaram e que os trabalhos ficaram incríveis. Para que os estudantes tivessem um incentivo a mais, o professor promoveu um pequeno concurso e os premiados foram:
1º lugar – a ponte mais bonita: Rafael de Souza Schmoeller.
2º lugar – a ponte mais resistente a pesos: Natália Isabela Reschke.
3º lugar - a ponte construída de modo mais rápido: William Veríssimo Hister.