Com o tema “Nossa Música, nossa História”, o Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, apresenta nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/04), a partir das 19h30, a 22ª edição do Festival de Dança RB. A programação vai contar com apresentação de aproximadamente 200 alunos, do Ensino Fundamental II e Médio e a expectativa é reunir um grande público para prestigiar a atividade. Os ingressos são limitados e estão sendo comercializados, ao valor de R$ 10,00, na secretária do educandário.
Conforme os professores de Educação Física, Angélica Macedo e Gleison Pacheco, a expectativa é grande para este 22º festival. “Nossos alunos dedicaram-se muito durante os ensaios para montar excelentes danças e é isso que esperamos ver hoje à noite. Assim como as outras edições, aguardamos por mais um grande espetáculo”, ressaltam os professores.
Participam do festival os alunos do Ensino Fundamental II e Médio, porém, os alunos do 6º e 7º Anos, além do Terceirão, possuem participação especial. Desta maneira, o Festival é dividido em duas categorias: A - competindo as turmas do Ensino Médio e B - competindo as turmas do 8º e 9º Ano. Avaliando o festival terão profissionais ligados a cultura e os grandes campeões serão conhecidos no 2º dia do Festival.
Tradicionalmente, a dança de abertura fica a cargo dos alunos do Terceirão. Conforme a estudante do Terceirão 2022, Julia Helena de Paula, a sensação da espera do 1º dia do festival é um misto de sentimentos. “Metade de mim está feliz por estar sentindo esse ‘clima’ de alegria e animação e a outra metade triste por ser a última vez. Os festivais nos trouxeram muitos ensinamentos, sempre tem o estresse, mas, depois você senta com os amigos e ri de tudo que passamos. São tantas lembranças e o melhor é que vamos aprendendo a lidar com inúmeras situações. O festival promove aprendizados para a vida”, comenta.
Conforme o diretor do Rui Barbosa, pastor Cleudimar Robeson Wulff, o festival de dança vai muito além da apresentação propriamente dita: “Todo o período anterior a apresentação, como as reuniões para discutir o tema, músicas, coreografia e o ensaio, oportunizam grandes aprendizados que serão levados para a vida toda. Trabalha-se com o festival a gestão de conflitos, o autocontrole, a disciplina, a autoconfiança, a perseverança, a socialização, a interação com pessoas de opiniões diferentes, entre outros. Enfim, tem-se com o festival de dança inúmeras formas de se trabalhar o ser humano por completo, o que vai ao encontro do nosso projeto de vida para as crianças e adolescentes que conosco estão”, opina.
Comercialização
Os ingressos são limitados e é importante lembrar que o Festival será apresentando em dois dias, sendo que são dois ingressos diferentes, um para cada dia. Ainda durante o Festival, A Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPF), juntamente com o Grêmio Estudantil Rb irão comercializar a venda de pasteis, refrigerantes e água mineral.