Teve início na manhã desta sexta-feira, 02 de setembro, as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), para os alunos do 5º Ano, do Colégio Luterano Rui Barbosa. O diretor do Rui Barbosa, pastor Cleudimar Robeson Wulff, participou da abertura e destacou a importância de estudar e aprender sobre a temática.
O programa Proerd consiste em dez lições ministradas pela policial militar Joselaine de Oliveira, uma vez por semana em encontros com uma hora de duração. Ao término das lições, uma formatura marcará o encerramento do projeto, com reconhecimento aos alunos, e participação de pais e da comunidade.
Conforme a professora da turma da turma, Elisângela R. Greguer Canedo, esta primeira aula foi muito importante para os alunos, pois a soldado fez um apanhamento geral de tudo o que eles vão aprender no decorrer das atividades do Proerd.
A professora Elisângela ressalta a relevância deste Programa. “É de extrema importância as aulas do Proerd, pois elas trazem informações valiosas para o desenvolvimento e formação dos estudantes. O Proerd esclarece e incentiva a necessidade da importância de sermos cidadãos ativos e busca ensinar aos alunos os cuidados para que vivam em segurança”, opina.
Conforme a aluna, Bianca Eloisa Schulz, a primeira aula do Proerd foi muito legal. “Hoje eu aprendi sobre a importância do respeito e de sermos persistentes. Também aprendi sobre a necessidade de avaliar e de tomar boas decisões”, comenta.
Convênio
O município de Marechal Cândido Rondon realiza um convênio com a Polícia Militar, com isso um policial instrutor Proerd transmite o conhecimento aos estudantes. A prefeitura atua em todas as fases do projeto, abrangendo organização, compra de livros, camisetas, organização da formatura, entre outros.