“Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele”, Monteiro Lobato. Essa frase ilustra bem o projeto “Estrelas Literárias”, desenvolvido no Colégio Luterano Rui Barbosa, por meio da Plataforma Educativa Estante Mágica. Foram aproximadamente 150 livros escritos pelos alunos da Educação Infantil, Fundamental I e Educação Especial, com o auxílio dos professores e familiares. Depois do árduo trabalho de escrita, chegou a tão esperada: Noite de Autógrafos, evento que foi realizado na noite desta terça-feira (27/09), no ginásio de esportes da Instituição e reuniu aproximadamente 500 pessoas.
O Projeto da Estante Mágica é uma excelente ferramenta para incentivar a leitura possibilitando aos alunos da Educação Infantil e Fundamental I passarem de leitores a autores de suas próprias histórias.
Conforme a coordenadora pedagogica,Vanessa Cristina Mittelstet, o processo de produção dos livros foi bem significativo. “Com o apoio dos professores, cada aluno escreveu e ilustrou a própria narrativa, que foi enviada para a Estante Mágica e lá foi transformada em livro impresso de verdade”, explica.
A coordenadora acrescenta que esta é uma ótima oportunidade para as crianças. “Quanta imaginação e criatividade cabem dentro de um livro... Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros, e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a possibilidade de tornar-se um adulto leitor. E assim, compreendemos que todas as crianças possuem uma imensa capacidade de escrever e criar suas histórias. A conclusão deste trabalho foi a Noite de Autógrafos onde pudemos nos emocionar e aplaudir nossos pequenos escritores”, comenta.
A estudante, Bruna Bersch, do 4º Ano, conta que a experiencia de escrever um livro foi muito significativa. “Eu não imaginava como era trabalhoso o trabalho do escritor. Durante a produção do livro eu aprendi muito sobre regras de língua portuguesa. E participar da Noite de Autógrafos foi muito legal”, finaliza.