No dia 06 de maio, o professor do Colégio Luterano Rui Barbosa e da Faculdade Luterana Rui Barbosa, Luciano Vorpagel da Silva, teve sua tese final aprovada com conceito A pela banca examinadora e adquiriu o título de Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estudo foi orientado pelo Prof. Dr. Aylton Barbieri Durão (UFSC).
Intitulada “Natureza e Liberdade: os fundamentos da causalidade em Kant”, a tese consistiu numa investigação em torno do problema da causalidade kantiana sob a ótica da natureza e da liberdade. “Minha tese é um esforço para demonstrar que não existem apenas dois fundamentos do conceito de causalidade dentro do pensamento filosófico de Kant (o mecanismo da natureza e a liberdade cosmológica), mas que há um terceiro fundamento para a mesma, a saber, a consciência da lei moral, que justifica uma causalidade moral”, explicou Luciano.
Sobre o processo de estudos do doutorado, o professor Luciano informou que foram pouco mais de quatro anos de estudos, divididos em três grandes momentos. O primeiro consistiu na realização de disciplinas formais, estabelecidas pelo programa de pós-graduação da UFSC, as quais propiciaram momentos importantes de análise de obras filosóficas e de debates em torno das mesmas.
O segundo momento foi um período sanduíche realizado na Universidad Complutense de Madrid (UCM), na Espanha, sob a orientação do Prof. Dr. José Luiz Villacañas Berlanga. Luciano explicou que essa foi uma fase de muita pesquisa, leitura, produção, publicação e contato com personalidades importantes do mundo da filosofia. “Sem dúvida, foi uma experiência inesquecível, que pretendo repetir muitas vezes. Por fim, de volta ao Brasil, o terceiro grande momento foi o de construção da tese”, informou.
Conforme o diretor do Rui Barbosa, pastor Emerson Zielke, a conquista do professor Luciano trouxe muito orgulho para o Rui Barbosa. “Estamos muito contentes de ter um professor doutor em nossa instituição. Uma titulação como esta demonstra claramente a capacidade do professor Luciano em contribuir ainda mais para o aprendizado dos nossos alunos e acadêmicos”, destacou.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Mônica Abboud Gerke, o pensamento científico faz parte da construção do aprendizado. “Saber organizar ideias e construir hipóteses promove o desenvolvimento da ciência, mas ela sem a ética não colabora para uma sociedade justa e igualitária. Desta forma, o trabalho do profesor Luciano colabora com este norte. Sentimo-nos honrados em têlo em nosso corpo docente e entendemos que seu conhecimento colabora sobremaneira para o desenvolvimento de um pensamento ético e a construção de valores positivos em nossos alunos”, finalizou.
Banca Examinadora
A Banca Examinadora foi formada pelos Professores: Dr. Aylton Barbieri Durão (Orientador e Presidente); Dr. Luciano Carlos Utteich (UNIOESTE); Dr. José Luis Villacañas Berlanga (UCM); Dr. Charles Feldhaus (UEL); Dr. Maria de Lourdes Alves Borges (UFSC); Dr. Milene Consenso Tonetto (UFSC). Como suplentes da banca estavam os Professores: Dr. Roberto Wu (UFSC) e Dr. Delamar Volpato Dutra (UFSC).
.